Em um comunicado a Arquidiocese do México condenou energicamente "e lamenta o covarde assassinato do Padre José Luis Parra Porto, vigário no Sacrário Metropolitano e Capelão no Distrito Federal dos Cavaleiros de Colombo".

O Pe. Parra foi assassinado com um disparo na cabeça na noite da quarta-feira na colônia Vasco de Quiroga, na delegação Gustavo A. Madero. Seu corpo foi encontrado horas depois em sua caminhonete no município do Nezahualcóyotl, estado do México.

Ante estes execráveis feitos, afirma o comunicado, "a Igreja da cidade do México exige que autoridades capazes e eficientes levem a cabo uma investigação rigorosa a fim de fazer justiça e castigar aos culpados deste sacrílego homicídio. A Arquidiocese demanda que a Procuradoria de Justiça do Distrito Federal não fabrique culpados ante este fato como, por desgraça, foi sua prática cotidiana pois assim documentaram os distintos meios de comunicação em recentes datas. Situação que além de vergonhosa, transgride o sentido de toda justiça que merece a cidade".

Por essa razão "e ante o total descrédito das autoridades judiciais do Distrito Federal demandamos que a Procuradoria de Justiça do Estado do México ajude na investigação do assassinato do Pe. José Luis para que o caso tenha uma resolução confiável".

Seguidamente o comunicado da Arquidiocese assinala que "esta Igreja local recorda o caso do Reverendo Padre Ricardo Junius Sander, Oblato de Maria Imaculada, cujo covarde assassinato ficou escurecido ante a ineficiência da justiça capitalina que caluniou sua pessoa e denegriu sua honra; ou o inexplicável suicídio do irmão marista Pedro Escamilla Sánchez, diretor do Instituto o México, quem não aceitou a imposição do transporte gratuito para as escolas privadas e cuja valiosa vida terminou fatalmente".

O Padre José Luis Parra, explica o texto, tinha assistido a uma reunião dos Cavaleiros de Colombo dia 17 de fevereiro e esta noite foi interceptado junto com outro membro desta organização ao que liberaram mais tarde, não assim o sacerdote a quem assassinaram logo depois de ter roubado sua caminhonete.

"O Arcebispado do México se une à condenação internacional dos Cavaleiros do Colombo pelo crime cometido contra o sacerdote, quem acabava de receber o beneplácito de uma fundação que o promoveu para ajudar os mais pobres".

Finalmente, diz o texto, "o Cardeal Norberto Rivera pede aos fiéis que elevem suas orações a Deus Nosso Senhor e à Santíssima Virgem de Guadalupe pelo eterno descanso do Pe. José Luis".