A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Madrid em agosto de 2011 espera mais de dois milhões de participantes, um milhão de espanhóis, meio milhão de outros países europeus e até 200 mil jovens procedentes dos países da imigração, segundo os dados facilitados esta sexta-feira pelo Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela.

Em uma roda de imprensa diante de uns trinta correspondentes estrangeiros, o Cardeal Rouco destacou a presença de jovens brasileiros, dado que o país sul-americano é "candidato" a acolher o seguinte encontro e afirmou que a JMJ (www.jmj2011madrid.com) de 2011 dará "um grande impulso" a Madrid.

Não em vão, espera-se que a capital acolha os dois milhões de jovens nos dois momentos "estelares": a Vigília do sábado e a Eucaristia do domingo, no Aeródromo de Quatro Ventos. Deles, um milhão serão espanhóis e até 200 mil de países da imigração, destacou o Cardeal, que constatou neste ponto que um dos maiores desafios organizativos é o tema dos vistos.

Da Europa se espera a chegada de meio milhão de jovens, 100 mil italianos, outro tanto de franceses e em número similar da Alemanha. Da Polônia, o Cardeal calculou 50 mil.

Por sua parte, dos países latino-americanos, o Arcebispo explicou que até a data a maior afluência se espera do Brasil. E é que o país sul-americano "mostrou desejos" de organizar a JMJ em 2014, destacou o Cardeal.

A Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) publicou em 2007 um folheto onde propôs que a JMJ do ano 2015 se celebre em seu país, apresentando as cidades de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro como possíveis sedes do evento.

A JMJ deveria realizar-se em 2014, mas os prelados pediram que lhes concedessem realizá-la em 2015, pois é provável que no ano anterior o Brasil seja o organizador do Mundial de Futebol.

Entre 50 mil e 100 mil jovens norte-americanos espera a organização que acudam a Madrid em agosto de 2011 à jornada e um grupo muito numeroso do Canadá.

Mas o Cardeal destacou sobre tudo o arrojo dos 5 mil jovens que já se sabe que viajarão da Austrália, pela distância do continente e pelos custos da viagem. Eles já têm seus lugares de alojamento contratados em Madrid. Em qualquer caso, ainda é cedo e todos são dados preliminares.

Calendário de atividades

O Cardeal reiterou ante os representantes da imprensa estrangeira o calendário de atividades prevista para a JMJ, "experiência religiosa de grande impacto", em torno de quatro eventos.

O ato de acolhida ao Papa Bento XVI, na quinta-feira, terá lugar na Praça de Cibeles. O Via Crucis pelo passeio do Recoletos e o Passeio da Castelhana, uma procissão com passos representativos da Semana Santa espanhola. E a vigília do sábado e a Eucaristia do domingo, que terão lugar no aeródromo de Quatro Ventos, lugar que acolheu há seis anos o encontro do então Papa João Paulo II com os jovens espanhóis.

Além destas atividades, haverá "momentos de reflexão" –como catequeses com bispos marcadas pelo lema 'Edificados e arraigados em Cristo, firmes na fé' e visitas às igrejas, que manterão suas portas abertas com o Santíssimo exposto– e momentos de diversão –Madrid é conhecida por isso, brincou o Cardeal– com visitas a museus, noites musicais, etc.

Já estão em marcha ao menos duas listas de logística de alojamento: uma de rede de centros e locais da Igreja, incluídas as Dioceses madrilenhas de Getafe e Alcalá de Henares, e outra de centros escolares e esportivos da Prefeitura de Madrid e da Comunidade de Madrid. Agora é necessário que as famílias que vivem em Madrid se mostrem hospitalares. Só um dado da organização: espera-se que em Quatro Ventos haja dois milhões de jovens durante 24 horas e que necessitarão de serviço higiênico entre sete e dez milhões de vezes pelo menos.