O Papa João Paulo II se reuniu com o prefeito de Roma e mais de 250 funcionários locais. Na entrevista, recordou os principais desafios da capital italiana e advogou por uma maior atenção para os problemas dos jovens.

Durante o tradicional intercâmbio de felicitações de Ano Novo, O Papa considerou como desafios urgentes o problema da moradia, “especialmente para as famílias jovens e com recursos econômicos modestos", "os tristes fenômenos da drogadicção e, mais amplamente, do mal-estar juvenil, que requerem uma atenção e um compromisso sempre presente".

O Papa manifestou sua "grande alegria pela aprovação do Estatuto da Região do Lacio" que "destaca o papel de Roma como centro do catolicismo, reconhece explicitamente o primado da pessoa e o valor fundamental da vida”.

“Reconhece, além disso, os direitos da família como sociedade natural fundada no matrimônio e se propõe ajudá-la para cumprir sua função social. O Estatuto prevê também que a Região garanta o direito ao estudo e à liberdade para escolher a educação", recordou.

João Paulo II expressou também sua satisfação pelo protocolo assinado entre o vicariato, a cidade de Roma e a região para construir novos complexos paroquiais na periferia de Roma.