A porta-voz da plataforma Direito a Viver, Gádor Joya, reiterou novamente seu chamado aos espanhóis a participarem da mobilização internacional pela vida no próximo 7 de março, porque é "mais necessária que nunca" ao ser feita poucos dias antes que a nova lei do aborto seja debatida no Parlamento.

Recentemente a Comissão de Igualdade do Senado rechaçou por treze votos contra doze vetar o projeto da nova lei do aborto. Entretanto, a senadora Montserrat Candini, absteve-se apesar de ser partidária do projeto. Agora a iniciativa abortista será provavelmente debatida na Câmara Alta em 24 de fevereiro.

Joya disse que a abstenção de Candini e o resultado da votação ratificam que o Senado está dividido e que a marcha do 7 de março "é mais necessária e oportuna que nunca, por celebrar-se justo antes da votação definitiva no Congresso dos Deputados".

Joya criticou o Governo por querer impor uma lei injusta sem escutar "o clamor social, sem escutar a racionalidade científica, jurídica e moral", assim como diversos organismos da democracia espanhola.

A porta-voz pró-vida disse que usarão "todas as vias democráticas e de expressão para que os senadores escutem a voz de milhões de cidadãos que lhes recordam, constantemente, que esta é uma lei que divide a sociedade e deve ser retirada ou rechaçada".