O Papa Bento XVI visitaria Barcelona para presidir a consagração ou dedicação do templo da Sagrada Família, assim o anunciou o Arcebispo desta cidade, Cardeal Lluíz Martínez Sistach.

Em uma nota de imprensa, o Cardeal disse que ainda não está confirmada a visita, entretanto, "o Santo Padre acolheu o convite com interesse pelo que é e significa a Sagrada Família, como igreja do gênio universal do arquiteto Antoni Gaudí que tem a causa de canonização em trâmite" e pela advocação que representa.

O Cardeal explicou que a visita do Pontífice depende de seu calendário de viagens, "embora esperamos que se possa realizar dado o afeto que tem para nossa arquidiocese, para a Catalunha e para a Espanha inteira, e devido à estima que temos por ele agradecendo seu ministério de sucessor de Pedro ao serviço de toda a Igreja".

O Cardeal recordou que o templo da Sagrada Família é um "monumento religioso patrimônio da humanidade" e referência de Barcelona para o mundo inteiro. "Trata-se da igreja mais importante por sua significação artística que se constrói atualmente no mundo; uma magnífica contribuição da Igreja à arte e à cultura atual", afirmou.

A nota recorda também que Bento XVI "dá muita importância à arte, à beleza como um caminho para Deus", e recordou seu discurso aos artistas no qual os chamou a ser com sua arte "testemunhas e anunciadores de esperança para a humanidade".

Em conferência de imprensa o Cardeal também anunciou a beatificação do sacerdote capuchinho José Tous Soler. A beatificação será celebrada na basílica de Santa Maria do Mar no domingo 25 de abril próximo e será presidida pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.