Este 21 de fevereiro, primeiro domingo da Quaresma, começam os exercícios espirituais da Cúria Vaticana, com a participação do Papa Bento XVI. Este retiro anual se realizará na capela Redemptoris Mater. As meditações deste ano foram propostas pelo sacerdote salesiano Pe. Enrico dal Covolo, e terão como tema "’Lições’ de Deus e a Igreja sobre a vocação sacerdotal".

Os exercícios espirituais têm o seguinte horário: no domingo 21 de fevereiro às 6:00 p.m. adoração eucarística, celebração das vésperas, meditação, novamente adoração. Nos dias seguintes o horário estabelece a oração de laudes às 09:00 a.m., meditação, às 10:15 reza da hora média, meditação às 5:00 p.m., às 5:45 p.m. oração das vésperas, adoração e bênção eucarística.

Finalmente no sábado 27 de fevereiro se rezará laudes às 09:00 a.m. e se terá a meditação conclusiva.

São em total 17 as meditações que oferecidas. Do mesmo modo, informou-se que na segunda-feira 22 se rezará pelas vocações sacerdotais, na terça-feira pelos missionários, na quarta-feira será uma jornada penitencial, na quinta-feira jornada cristológica, na sexta-feira jornada Mariana, e no sábado as meditações estarão dedicadas ao chamado dos primeiros "diáconos".

Nesta semana de exercícios espirituais, suspende-se todas as audiências privadas e especiais, incluindo a Audiência Geral da quarta-feira 24 de fevereiro.