O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, alentou os fiéis a "ampliarem os horizontes de nossa conversão quaresmal" olhando a Deus nas pessoas mais pobres e necessitadas.

"Se a prática do jejum nos convidar à sobriedade, a prática da esmola é uma chamada a viver a solidariedade. Esta virtude humana e cristã é sempre necessária, mas é especialmente urgente nestes tempos de grande crise econômica", expressou em sua mensagem por Quaresma.

O Cardeal recordou que Cristo pede uma conversão do coração porque sem ela "as obras de penitência seriam estéreis e enganosas".

Nesse sentido, indicou que a Quaresma é um momento oportuno "para refletir sobre a maneira de viver, o sentido dos bens que possuímos, o sentido espiritual do jejum e, muito importante na atual situação econômica, a comunicação dos bens próprios com aqueles que passam necessidade".

O Cardeal Martínez Sistach pediu também aproveitar este tempo para "reforçar nossa identidade cristã", retornando às raízes cristãs através de uma interiorização e formação nos conteúdos da fé. "Devemos aprofundar nossas convicções cristãs. Isto nos faz mais acolhedores das outras etnias e culturas para enriquecer-nos mutuamente", afirmou.

"Se nos convertermos à virtude humana e cristã da solidariedade nossa Quaresma não será um mero parêntese para voltar para modos de obrar que se revelaram nefastos. A crise atual não só nos pede uma conversão pessoal, mas também se deve garantir mudanças institucionais para favorecer relações de mais justiça e eqüidade para com os mais necessitados de nossa sociedade e do mundo", assegurou o arcebispo.