A Comissão de Leigos da diocese de Almeria (Espanha), publicou este fim de semana um enérgico comunicado repudiando o recurso, durante o carnaval, à imagem de Cristo Crucificado por parte de um bloco local, supostamente com o fim de "parodiar" a crise econômica pela que atravessa o país.

Os leigos de Almeria "com profundo desgosto e dor que alguns não tenham tido reparo algum em utilizar a imagem de Cristo Crucificado para parodiar a situação social, ferindo gravemente os sentimentos religiosos dos cristãos".

Os leigos de Almeria assinalam ademais em um comunicado que um fato como este "uma vez mais põe de manifesto a falta de escrúpulo de algumas pessoas não só para ferir a sensibilidade religiosa dos cristãos, apelando à liberdade de expressão, como se este direito não tivesse limite algum".

A Comissão recorda que "a liberdade de expressão termina ali onde se atenta contra direitos fundamentais das pessoas e os grupos sociais, entre os quais se encontra um direito tão fundamental como a liberdade religiosa. Todos os direitos fundamentais devem ser harmonicamente referidos uns aos outros, como forma única e segura de protegê-los todos. Nem tudo está permitido nem tudo é lícito, porque assim o exige a dignidade da pessoa humana e assim o ampara a Constituição e o ordenamento legal de nosso país".

O comunicado, portanto, lamenta "tão grosseira e ofensiva utilização da santíssima cruz de Jesus Cristo, sinal inequívoco de nossa fé cristã, majoritária na sociedade espanhola; e protestam "com toda firmeza contra o uso blasfemo do suplício de Nosso Senhor Crucificado".

Finalmente, frente ao bloco, que justificou o uso de Jesus crucificado aduzindo que se tratava só de um ato de humor que só irritaria "os intolerantes", os leigos assinalam que "não podemos aceitar que nos acuse de intolerantes por parte de quem não reconhece sequer a possibilidade de ter ofendido gravissimamente os sentimentos religiosos dos cristãos".

Como reparação à ofensa contra Cristo Crucificado, as organizações leigas de Almeria, junto com os diversos movimentos apostólicos, convidam a um Via Crucis na Igreja Catedral na tarde da quarta-feira de Cinzas.