Em uma visita à zona devastada pela guerra civil o mês passado, o Bispo de Jaffna (Sri Lanka), Dom Thomas Savundaranayagam, pôde constatar a situação de desassossego que se vive ainda depois de nove meses de finalizado o conflito civil.

Em 29 de janeiro chegou a comitiva do Prelado ao povo de Puthukudiyiruppu, escoltada pelo exército do Sri Lanka. A visita teve como objetivo avaliar as condições em que se encontram as zonas devastadas ao noroeste do Sri Lanka.

Em uma carta enviada à organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Bispo explicou que a maioria de casas estão em mal estado, o mesmo acontece com várias Igrejas, incluída a de São José, a principal do povo, com a casa de missões e algumas escolas.

Isto se deve, assinala, a que por muito tempo Puthukudiyiruppu era o centro de operações dos Tigres de Liberação do Tamil Eelam (LTTE), conhecidos também como Tigres do Tamil, e no povo ocorreram numerosos ataques.

O Prelado mencionou também que o lugar parecia uma selva, cheio de palmeiras caídas e cocos, além disso, devido às abundantes chuvas, a vegetação tinha crescido por todo o povo.

A comitiva do Bispo também foi levada a conhecer Iranaipalai, onde se encontrava o quartel geral do LTTE. Aí encontraram a igreja de Fátima destruída pela artilharia, e numerosos veículos civis abandonados nas ruas.

Dom Savundaranayagam também visitou a zona pacífica de Mathalan, onde mais de 100 mil pessoas se refugiaram no último período da guerra.

Ademais de ir para avaliar as condições dos lugares, o Bispo contou que pôde apreciar diversas evidências que mostravam como as pessoas saíram do lugar: "vimos milhares de carrinhos de mão amontoados, como se seus donos os tivessem abandonado ao último momento", disse. "O mesmo vimos com motocicletas, automóveis e caminhões, oxidando-se em meio de um nada", adicionou o Prelado.