O Papa Bento XVI e os bispos da Irlanda participam esta segunda-feira 15 e terça-feira 16 de fevereiro em uma reunião na Sala Bologna do Palácio Apostólico Vaticano na que, entre outros temas, trata-se o delicado assunto das graves más condutas sexuais de alguns membros do clero.

No último 8 de fevereiro o Santo Padre assinalou que "a Igreja, ao longo dos séculos, seguindo o exemplo de Cristo, promoveu a tutela da dignidade e dos direitos dos menores".

O Papa disse logo que "em vários casos, alguns de seus membros violaram estes direitos: um comportamento que a Igreja não deixa e não deixará de deplorar e de condenar. As duras palavras de Jesus contra quem escandaliza a um destes pequenos, obrigam a todos a não baixarem nunca o nível de respeito e amor".

Depois de uma reunião no último 13 de dezembro para tratar o delicado tema dos abusos sexuais por parte de alguns membros do clero, o Cardeal Sean Brady, Arcebispo de Armagh e Primaz da Irlanda, comentou que "sentimo-nos alentados pela promessa, feita pelo Santo Padre, de uma carta pastoral sua na qual nos exortará e talvez nos admoeste: e isto está bem. Esperamo-la com ânsia".

Esta carta, comenta Paddy Agnew do Irish Times, estaria destinada a "alentar aos fiéis recordando-lhes o papel crucial de sua Igreja na difusão da cristandade em seus começos" e "não se ocupará muito dos problemas administrativos e organizativos da Igreja na Irlanda".

Segundo Gian Guido Vecchi do jornal italiano Corriere della Sera, esse texto estará destinado a "dar confiança novamente" aos irlandeses e propor soluções "concretas e eficazes" para evitar que se repitam abusos contra menores.

Para preparar o encontro com o Pontífice, os bispos irlandeses se reuniram com as associações de vítimas de abusos sexuais. "Um encontro útil e construtivo", declarou Dom John McAreavey, Bispo de Dromore, e explicou que os bispos indicarão ao Papa "tanto verbalmente como em observações escritas, as preocupações e os sofrimentos expressos pelas vítimas".

O Cardeal Brady disse hoje à Rádio Vaticano que o encontro de hoje e amanhã com os bispos irlandeses permite ver que "o Santo Padre está muito preocupado. Este encontro teve uma preparação muito precisa, mas é ademais um passo de um caminho muito longo: esperamos que, ao nosso regresso à Irlanda, tudo isto se traduza em um processo de arrependimento, renovação e reconciliação para o bem de todos".

"Obviamente, todos apontamos ao mesmo objetivo que é o da tutela das crianças", acrescentou.