Em um recente artigo intitulado “O caminho da Páscoa”, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro compartilhou algumas reflexões sobre o tempo da quaresma, e a necessidade de conversão e vida de oração durante os 40 dias deste tempo especial de preparação para a Páscoa. O artigo foi publicado hoje na página da Arquidiocese carioca.

“Na próxima semana entraremos no tempo da Quaresma – sempre é único e especial esse momento da liturgia. Necessitamos de um espaço para olhar a nossa vida e buscar acolher a graça de Deus que nos convida a sermos novos”, afirma Dom Orani.
“A oração, penitência, jejum, esmola, lectio divina, confissão sacramental, reflexões, confissões fazem parte desse tempo, juntamente com uma sobriedade na liturgia, procurando concentrar naquilo que é essencial em nossas vidas”, destacou.

O Arcebispo enfatizou também que “todos nós necessitamos de um tempo de reflexão e mudança. Durante o ano tantas situações vão se sucedendo e colocando-nos muitas vezes fora do caminho do Senhor. Os 40 dias que tornam presentes os dias de Jesus no deserto, e também os anos do povo de Deus na caminhada do Êxodo, saindo das escravidões para a vida nova, passando pelo Mar Vermelho e celebrando a aliança com Deus, nos recordam que é tempo de renovar nossa vida batismal e nossa aliança com o Senhor”.
“Para isso há este tempo de contrição que deve conduzir-nos a uma nova vida”,  explica Dom Tempesta.
 
Lembrando que a Quaresma “é  também um tempo de especial preparação para a grande festa da Páscoa”,  o prelado explicou que “a Quaresma quer ser para nós um tempo especial, um tempo de verdadeira graça e conversão”.
“O período quaresmal quer ser, então, um tempo especial de mudança para melhor. Muitos são os exercícios de piedade que podemos fazer durante o tempo quaresmal”, afirmou o bispo.

“Jamais podemos nos esquecer da vida de oração”, assinalou Dom Orani.
“ A oração é comunhão com Deus, é intimidade com Ele, é fonte de bênçãos incontáveis. Jesus é o grande mestre e modelo de vida orante.(...)Na Quaresma podemos intensificar nossa vida de oração e de comunhão com Deus. (...) A oração é resposta ao amor e à Palavra de Deus”, recordou.

Também fazendo menção às obras de caridade recomendadas pela Igreja como meio de viver a Quaresma o Arcebispo afirma que “o mandamento do Amor deve ser a grande luz a iluminar-nos o caminho quaresmal”.

“Com a Quarta-feira de Cinzas entramos neste tempo”, prosseguiu Dom Tempesta, “reconhecendo que somos pecadores necessitados de conversão. Infelizmente, a nossa sociedade não se preocupa em guardar o tempo quaresmal, mas cabe a nós, católicos, fazê-lo de tal forma que seja realmente vivenciado e propício para a renovação de nossas vidas”.

Por fim o arcebispo da capital carioca expressou seu desejo de que “esta Quaresma nos prepare, de fato, para celebrar dignamente a Páscoa do Senhor”. “Nada como romper o Aleluia Pascal com o coração purificado, a mente elevada a Deus e o olhar direcionado ao irmão. Que a vitória do Ressuscitado sobre o pecado e a morte seja também a nossa vitória!”, concluiu.

Para ler na íntegra o Artigo de Dom Orani, visite o site da Arquidiocese do Rio de Janeiro em:
http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm