Todos os anos, milhares de pessoas optam por passar um carnaval diferente, longe da folia, mas nem por isso menos animado. O Renascer é um dos locais preferidos para quem decide ficar em Fortaleza. Promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Renascer 2010 chega a sua 24ª edição com o tema "A alegria nasce do amor"(Bento XVI). O evento será nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2010, a partir das 8h, no Ginásio Paulo Sarasate. Mais de 12 mil pessoas são esperadas para cada um dos dias, neste grande evento de alegria e oração.
    
"O Renascer 2010 será um grande momento de louvor, oração e confraternização, uma opção de lazer para quem deseja passar um carnaval diferente. Não se trata apenas de uma alternativa a quem não gosta de folia, mas sim, de oferecer mais uma opção de lazer e entretenimento à população, uma opção onde ele encontrará a verdadeira alegria, que não passa após o término do carnaval", afirma a coordenadora do evento, Gabriella Dias.
 
Já se tornou tradição, em Fortaleza, a realização de retiros durante o carnaval, algo que envolve grande parte da população. Há anos que a capital cearense é conhecida pela realização destes tipos de encontro no período carnavalesco. O Renascer é um dos mais tradicionais e foi o primeiro grande evento aberto ao público. Depois de 24 anos o Renascer já faz parte do calendário da cidade, sendo um dos principais eventos católicos que ocorrem em Fortaleza.
A idéia se espalhou e, hoje, o Renascer acontece em mais de 30 cidades brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro.

A Solidariedade também é uma das marcas principais do Renascer. Durante o evento, a organização estará arrecadando alimentos não perecíveis que serão destinados às vítimas do terremoto no Haiti.

Participam do Renascer o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, a co-fundadora, Maria Emmir Nogueira, o padre Antônio Furtado e o carmelita descalço, frei Patrício Sciadinni, que oferecerão as palestras e meditações espirituais durante o evento. A entrada é gratuita.