A Delegação do Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU, junto com a Path to Peace Foundation (Fundação Caminho à Paz), realizarão em Nova Iorque uma conferência no próximo 10 de março por ocasião da reunião da Comissão sobre o Status das Mulheres.

A conferência se titula: "Globalização: nos faz vizinhos, permite igualdade entre homens e mulheres. Pode também estabelecer fraternidade?" e se realizará na Sé da ONU em Nova Iorque, paralelamente à reunião da Comissão sobre o Status das Mulheres.

Entre os apresentadores estão Joseph E. Stiglitz, professor da Universidade de Columbia e galardoado com o prêmio Nobel, a Professora Karen Boroff, Decana da escola de negócios da Universidade Seton Hall; e Eugene McCarthy, consultor independente do Banco Mundial.

Na nota de imprensa, a delegação da Santa Sé recorda que no numeral 45 da encíclica Caritas in veritate, o Santo Padre assinala que "responder às exigências morais mais profundas da pessoa tem também importantes efeitos benéficos no plano econômico. Em efeito, a economia tem necessidade da ética para seu correto funcionamento; não de uma ética qualquer, mas sim de uma ética amiga da pessoa".

E no numeral 47, Bento XVI explica que "a potenciação dos diversos tipos de empresas e, em particular, dos que são capazes de conceber o benefício como um instrumento para conseguir objetivos de humanização do mercado e da sociedade, deverão levá-la adiante inclusive em países excluídos ou marginados dos circuitos da economia global, onde é muito importante proceder com projetos de subsidiariedade convenientemente desenhados e administrados, que tendam a promover os direitos, mas prevendo sempre que se assumam também as correspondentes responsabilidades".