O Departamento de Comunicações da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), assinalou que os bispos e sacerdotes não apóiam nenhuma candidatura presidencial, desmentindo desta maneira o candidato José Luján Zapata, quem disse que sua campanha é respaldada membros do clero colombiano.

Em um pôster da campanha de Luján Zapata se afirma que este conta com o apoio de "milhares e milhares de colombianos pertencentes a diversos partidos ou que nunca tiveram militância política, entre os quais se encontram arcebispos, bispos, sacerdotes…"

Na lista se menciona o Arcebispo de Tunja, Dom Luis Augusto Castro Quiroga; o Arcebispo de Medellín, Dom Alberto Giraldo Jaramillo; o Bispo de Sincelejo, Dom Nel Beltrán Santamaría; entre outros.

Diante disto, Dom Castro Quiroga afirmou que "por princípio não me meto em questões de política partidária e menos ainda em tempo de eleições."

Por sua parte, o Secretário da CEC, Dom Juan Vicente Córdoba, qualificou de "desrespeito" a atitude do candidato Luján Zapata e pediu que esses nomes sejam retirados das listas de apoio. Advertiu que se agrave o caso poder-se-ia tomar ações penais contra Luján Zapata.

"Eu não o conheço e faria mal se eu lhe desse um apoio político. Nem os bispos nem os sacerdotes dão um respaldo político. Nosso papel é orientar para procurar o bem do país", afirmou o Pe. Darío Echeverri González, Secretário da Comissão de Conciliação Nacional, e cujo nome também aparece na lista. O sacerdote acrescentou que alguém que se apropria dos nomes das pessoas para respaldar sua aspiração, "não merece a confiança do eleitorado colombiano".