O Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean Louis Tauran, assinalou durante uma Conferência sobre o Islã em Granada (Espanha), que o terrorismo islâmico não se inspira no Corão.

Em sua conferência onde abordou o tema de se os cristãos devem temer o Islã, o Cardeal francês assinalou que "não devemos ter medo aos muçulmanos porque são criaturas de Deus com aspirações nobres", que procuram, igual que os cristãos, construírem uma "família irmã, em que todos se ajudem a progredir"; e explicou que o atual terrorismo fundamentalista muçulmano não tem justificação no livro sagrado do Islã, o Corão.

Entretanto, o Cardeal assinalou que o diálogo inter-religioso requer acima de tudo "ter o próprio perfil espiritual muito definido; já que não se pode dialogar sobre a ambigüidade".

"Entre culturas e religiões diferentes todas as partes estão ‘condenadas’ ao diálogo porque a única alternativa seria a confrontação", que poderia conduzir à mútua destruição, afirmou o Presidente do Dicastério vaticano.

Embora o Catolicismo e o Islã tenham alguns valores comuns, assim como o desejo de transmiti-los às seguintes gerações, o Cardeal destacou que as diferenças religiosas "são muito grandes" já que "as vias de ambas para chegar a Deus são muito diversas"; por isso se requer um grande espírito de diálogo animado pelo desejo de ver o outro "não como um inimigo, mas em caminho para a verdade".