A presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) deu a conhecer um comunicado no qual se indica que os bispos deste país "acolhem o comunicado da Secretaria de Estado" do Vaticano dado a conhecer recentemente ante uma campanha na mídia de difamação contra a Santa Sé e expressaram seu compromisso de trabalhar sempre pelo bem da Igreja.

Em relação ao mencionado texto, os bispos da CEI expressam sua acolhida "do comunicado da Secretaria de Estado inspirado na vontade prioritária e plenamente compartilhada de evitar que o bem da Igreja seja comprometido por notícias e reconstruções que deram vida a uma campanha difamatória contra a Santa Sé".

"Fazendo nossa esta mesma preocupação –diz o texto– auspiciamos que esta atual postura contribua a serenar o clima, marcado por fatos dolorosos que nestes meses foi além de seu valor efetivo".

Finalmente assinalam que "permanece vivo e conforta a consciência da qual a Igreja está apoiada pela força de seu Senhor, enquanto renovamos o esforço de trabalhar pela afirmação da verdade e a justiça".