O Santo Padre Bento XVI, na sua peregrinação a Fátima, pretende visitar, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, as capelas onde estão tumulados os videntes Jacinta Marto e Lúcia de Jesus (capela do lado poente) e Francisco Marto (capela lado nascente).  A visita decorrerá após as celebrações de 13 de Maio, que o próprio Papa presidirá. A informação foi divulgada hoje pelo Centro de Comunicação do Santuário de Fátima.

O comunicado recorda também que nessa data se recorda os dez anos da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta, pelo Papa João Paulo II, em celebração realizada em Fátima.  Concretamente sobre as aparições em Fátima, o falecido Papa, que visitou este Santuário por três vezes (1982, 1991 e em 2000) disse: “Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem veio aqui, a Fátima, pedir aos homens para «não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido». É a dor de mãe que A faz falar; está em jogo a sorte de seus filhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: «Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas».”

Conforme sublinhou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em Nota Pastoral escrita para esta viagem papal do ano 2000, “esta beatificação vem reconhecer que também elas (as crianças) podem viver heroicamente as virtudes cristãs e constituir exemplo para os membros da Igreja”.

Bento XVI estará no país em peregrinação e visita oficial, a convite da Conferência Episcopal Portuguesa e da Presidência da República de Portugal, entre 11 e 14 de Maio de 2010, com paragens, celebrações e encontros nas cidades de Lisboa, Fátima e Porto. No próximo dia 20 de Fevereiro o Santuário de Fátima celebra a Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, com programa já anunciado e disponível em www.fatima.pt .