O Prefeito de Medellín (Colômbia), Alonso Salazar, deu a conhecer que Dom Alberto Giraldo Jaramillo, Arcebispo da cidade, figura na lista dos cidadãos "notáveis" que obtiveram uma trégua à violência entre os líderes das principais gangues que encabeçam a delinqüência organizada no Medellín.

Conforme assinala o jornal El Tiempo, "essas pessoas propiciaram uma trégua entre 'Valenciano' e 'Sebastián', líderes da Oficina do Envigado' (rede de assassinos da cidade) que estão brigados".

Em uma carta datada em 28 de outubro do 2009 na qual se identificam como "Comissão pela Vida", os cidadãos comunicaram ao prefeito que tinham "autorização do presidente Álvaro Uribe para auscultar os interesses dos grupos de delinqüentes da cidade e obter informação ou propostas de paz e convivência".

Uma semana depois, Salazar respondeu " manifestando seu beneplácito mas advertindo que não se vinculariam à gestão porque o contato com hierarquias de organizações criminais não está dentro das possibilidades legais da Prefeitura".

Em diálogo com o jornal El Tiempo, membros da "Comissão pela Vida" confirmaram que "sim houve um acordo entre Maximiano Bonilla conhecido como 'Valenciano' e Erick Vargas também chamado 'Sebastián'", o qual teria começado a reger "desde terça-feira da semana passada, dia que coincide com uma diminuição das mortes violentas nesta cidade".