O novo reitor da Universidade Católica da Costa Rica, Pe. Fernando Muñoz Mora, explicou que os centros de estudos como o que agora dirige devem ser verdadeiramente católicos, inspirados nos ensinos da Igreja e orientados à busca da verdade através da correta investigação.

O Pe. Muñoz, que também possui um doutorado em Psicologia pela Universidade Ibero-americana do México, recordou em entrevista concedida ao professor Oscar Lobo Contrillo que a Universidade nasceu do coração da Igreja, como indica o venerável João Paulo II na exortação apostólica sobre as universidades: ex-corde ecclesiae.

Seguidamente indicou que um elemento essencial o assinalou "quem fora reitor da universidade em que obtive o grau em psicoterapia: 'uma universidade tem que ser universidade e uma universidade católica tem que ser católica' (Pe. Michael Scanlan). Com isto não digo que se faça algum tipo de discriminação a quem pense ou crê de maneira diferente a um católico, mas sim se deve definir de maneira clara nossa identidade de universidade, e com um caminho claro definido pelo Magistério da Igreja".

O Reitor explicou também que "dentro do afazer da instituição o elemento fundamental são os estudantes a quem estou destinados a formar. Para eles vai nosso esforço para que seu ser e atividade profissional tenham um impacto na sociedade".

O Doutor em Psicologia detalhou logo a urgência de ter alunos que se dediquem à investigação assim como professores que sejam bons profissionais que animem esta importante prática. Ao falar logo do avanço tecnológico e das ferramentas que este disposta na investigação, o Pe. Muñoz disse que é necessário "irromper no âmbito dos meios de comunicação, não é possível que tenhamos meios de informação tão manipulados" e indicou que é necessário que toda universidade católica marque "uma diferença no que fazemos porque o fazemos com qualidade".

Depois de exortar a não ficar "atrás das universidades católicas que iniciaram esta aventura do ensino no século XI", o sacerdote reconheceu que "houve enganos, como em tudo o que está constituído por humanos, mas na sistematização do pensamento a Igreja Católica teve um maior aporte e o manterá por meio da Universidade".

O Pe. Muñoz fez um mestrado em Psicologia na Franciscan University of Steuvenbille, Estados Unidos. Escreveu o livro: Psicologia e Religião. Um diálogo necessário (2002). Tem vários artigos em revistas nacionais e internacionais. Participou de diferentes encontros e eventos nacionais e internacionais sobre auto-estima, orientação sacerdotal e vida religiosa da psicologia.