Na Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI ressaltou o dom de pregador de Santo Antônio da Pádua e o pôs como exemplo para os sacerdotes e diáconos a quem pediu sermões que sejam fiéis à doutrina católica assim como incisivos na comunicação da mensagem do Evangelho.

Na parte final de sua habitual catequese, o Papa pediu para que "possa Santo Antônio da Pádua, tão venerado pelos fiéis, interceder pela Igreja inteira, e sobre tudo por quem se dedica à predicação".

Quem assim o faz, continuou, "inspirando-se em seu tempo, têm necessidade de unir a sólida e a sã doutrina à piedade sincera e fervorosa, que se enlace também com uma comunicação incisiva".

"Neste Ano Sacerdotal, rezemos para que os sacerdotes e diáconos desenvolvam com solicitude este ministério de anúncio e atualização da Palavra de Deus aos fiéis, sobre tudo através das homilias litúrgicas. Que sejam uma apresentação eficaz da eterna beleza de Cristo, como o mesmo Antônio recomendava: ‘se predicas  Jesus, ele dissolve os corações duros, se o invocas, adoça as amargas tentações; se o pensas, ilumina-te o coração; se o lês, sacia-te a mente’".

Ao término de sua catequese, o Santo Padre fez um resumo de sua reflexão em diversas línguas e antes de se despedir dos fieis e peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, concedeu a todos a sua bênção apostólica: "Queridos irmãos e irmãs, dotado de grande inteligência, equilíbrio, zelo apostólico e fervor místico, Antônio de Pádua ou – como também é conhecido – de Lisboa, contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana, sendo um dos santos mais populares da Igreja Católica. Começou sua vida religiosa entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, dedicando-se ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja. Porém, atraído pelo exemplo dos primeiros mártires franciscanos, fez-se discípulo de São Francisco de Assis e acabou por ser destinado para a pregação do Evangelho ao povo simples e o ensino da teologia a seus confrades, lançando as bases da teologia franciscana. No último período da sua vida, Antônio escreveu os "Sermões", onde propõe um verdadeiro itinerário de vida cristã. Neste Ano Sacerdotal, peçamos que os sacerdotes e diáconos cumpram sempre com solicitude este ministério de anúncio e atualização da Palavra de Deus no meio do Povo de Deus".