A Congregação para o Clero, presidida pelo Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes, anunciou que nos dias 11 e 12 de março se realizará na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e no marco do Ano Sacerdotal, o Congresso Teológico Internacional titulado "Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote".

Ao congresso, indica um comunicado do mencionado dicastério, "estão convidados principalmente os bispos Presidentes das Comissões para o Clero, os Supremos Moderadores dos Institutos e das Associações Clericais, os formadores do clero e os mesmos sacerdotes, primeiros e principais responsáveis pela própria formação permanente".

Das três sessões do congresso, duas estarão dedicadas à identidade sacerdotal e à relação com a cultura contemporânea e uma à liturgia e ao celibato. Além do Cardeal Cláudio Hummes, e do Arcebispo Mauro Piacenza, respectivamente Prefeito e Secretário da Congregação para o Clero, intervirão os cardeais Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica; William J. Llevada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Franc Rodé, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Do mesmo modo, o comunicado assinala que entre os apresentadores estarão os cardeais Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonha (Itália); Antonio Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; os arcebispos Leo Burke, Prefeito do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica e Willem Eijk, de Utrecht e primaz da Holanda; e os bispos Filippo Santoro, de Petrópolis (Brasil); Gerhard Müller, de Regensburg (Alemanha) e Francesco Moraglia, de La Spezia-Sarzana-Brugnato (Itália).

Em 12 de março, o Papa Bento XVI receberá em audiência os participantes deste congresso teológico internacional.