A Secretaria de Estado do Vaticano deu a conhecer um comunicado que desmente diversas afirmações de meios italianos como o influente Il Foglio, no qual se indicava que a saída o ano passado do diretor do jornal Avvenire, do Episcopado italiano, Dino Boffo, teria sido produto de uma "conspiração" encabeçada pelo diretor de L’Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian.

O texto do comunicado indica que "desde o 23 de janeiro se estavam multiplicando, sobre tudo nos meios italianos, notícias e reconstruções sobre os fatos conhecidos sobre a demissão do diretor do jornal católico italiano Avvenire (Boffo), com a evidente intenção de demonstrar uma implicação nos eventos do diretor de L’Osservatore Romano (Vian), chegando a insinuar inclusive responsabilidade do Cardeal Secretário de Estado. Estas notícias e reconstruções não têm nenhum fundamento".

De maneira particular, prossegue o texto, "é falso que os responsáveis pela Gendarmaria vaticana ou o diretor de L’Osservatore Ramono tenham transmitido documentos que sustentem a demissão, no passado 3 de setembro, do diretor do Avvenire. É falso que o diretor do L’Osservatore Romano tenha dado –ou transmitido ou avalizado de qualquer modo– informação sobre estes documentos, e é falso que tenha escrito sob pseudônimos, ou inspirando, artigos em outras revistas".

É claro, indica logo o comunicado, "que na multiplicação das argumentações e as hipótese mais incríveis –repetidas nos meios com uma ressonância realmente singular– tudo se apoia em convicções infundadas, com a tentativa de atribuir ao diretor do L’Osservatore Romano, de modo gratuito e calunioso, uma ação imotivada, irracional e malvada. Isto está dando lugar a uma campanha difamatória contra a Santa Sé, que envolve inclusive o próprio Romano Pontífice".

Finalmente o comunicado assinala que "o Santo Padre Bento XVI, que sempre esteve informado a respeito, deplora estes ataques injustos e injuriosos, renova sua plena confiança em seus colaboradores e reza para que aqueles que tem verdadeiramente no coração trabalhar pelo bem da Igreja o façam com todos os meios para que se afirme a verdade e a justiça".