O Arcebispo de San José, Dom Hugo Barrantes Ureña, felicitou à primeira mulher escolhida Presidenta da Costa Rica, Laura Chinchilla, e recordou a necessária colaboração que deve existir entre a Igreja e o Estado, ao que a nova mandatária respondeu de bom modo expressando seu compromisso de defender e promover os valores cristãos.

A Rádio Fides, emissora oficial da Arquidiocese de São José, transmitiu uma comunicação telefônica entre o Prelado e Chinchilla, em que o Arcebispo disse estar muito orgulhoso porque a nova Presidenta é "a primeira mulher que nos governa no poder executivo”. E expressou à nova mandatária: “Minha oração por você".

Seguidamente recordou que "a Igreja e o Estado somos independentes mas não indiferentes" por isso "aqueles projetos onde o ser humano seja o eixo central terão sempre nosso apoio. Que Deus a ilumine para que as políticas abracem as classes mas necessitadas. Conheço seu valor e grande intenção para fazer uma Costa Rica melhor".

Por sua parte Laura Chinchilla assinalou: "agradeço muito os gestos da Igreja Católica para gerar um clima de harmonia. (A Missa) foi um especial ato de comunhão. Agradecerei sempre os conselhos da Igreja que são sempre bem-vindos".

Seguidamente comentou que as palavras que lhe dirigiu o Arcebispo são "muito sentidas e muito apoiadas na doutrina social da Igreja". "A última encíclica papal (Caritas in veritate, sobre o desenvolvimento humano) projeta muitas luzes para isto". 

Chinchilla se comprometeu logo à "defesa da verdade e dos valores que a Igreja promoveu. Procurarei que estejam ao centro de meu governo".

Finalmente comentou que "vamos pedir força à nossa Padroeira, Nossa Senhora dos Anjos", a cujo santuário se dirige para dar graças por ter sido escolhida Presidenta da Costa Rica.