Na homilia da Missa de envio para a Missão Continental Evangelizadora na Arquidiocese, o Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, exortou os fiéis a impulsionarem uma grande ação evangelizadora na capital venezuelana, apesar das variantes circunstâncias políticas do país.

"Hoje também nós escutamos Jesus Cristo aqui, nosso Deus e Senhor, que envia os nossos irmãos para anunciar o Evangelho do amor, da paz, da elevação espiritual, da salvação e da felicidade", disse o Cardeal, ao iniciar a homilia.

O Cardeal descreveu esta etapa de missão casa por casa como "um grande projeto de renovação eclesiástica, de renovação espiritual, religiosa e pastoral, pessoal e de uma vez comunitária".

"É um projeto de renovação da fé e da vida cristã de tantos irmãos nossos que precisam escutar a reconfortante mensagem de amor de Deus, de grandeza humana, de conversão, de vida nova, que nos traz o Senhor Jesus, caminho, verdade e vida, autor e fonte da verdadeira felicidade", adicionou.

O Arcebispo de Caracas reconheceu, entretanto, as numerosas provocações que se expõem à missão, ao destacar que a capital venezuelana é "uma imensa comunidade de pessoas impactadas permanentemente pelo processo de secularização, carentes de suficientes agentes de pastoral e serviços religiosos, atingida por mil dificuldades circunstanciais, e submetidas permanentemente à agitação social do momento político atual".

"Por todas essas razões –acrescentou–, é preciso que a Igreja em Caracas, especificamente os agentes de pastoral, tanto sacerdotes e diáconos, como consagrados e fiéis leigos comprometidos, ativemo-nos muito mais para levar adiante este grande projeto de evangelização, santificação e serviço pastoral a nossos irmãos, que responde ao mandato evangelizador de Nosso Senhor Jesus Cristo".

O Cardeal insistiu logo na necessidade de obter metas concretas: "uma evangelização em lares, nas escolas católicas e em lugares públicos que suscite a resposta da fé das pessoas abordadas; uma maior formação dos catequistas e uma maior qualidade da catequese tão escolar como paroquial; incorporar os evangelizados às comunidades paroquiais, e incrementar o número dos agentes leigos de pastoral em cada comunidade paroquial ou vicarial".

"Ao término da Missão", destacou o Cardeal Urosa, "esperamos ter uma Igreja mais forte, mais evangélica, mais espiritual, mais numerosa, mais viva e mais ativa em nossa Cidade Capital".

"Assim nos alenta hoje o Senhor. Vamos, pois, mar adentro: confiados em sua força, animados por sua palavra, fortalecidos por sua graça, unidos todos como irmãos, consciente da grandeza de nossa vocação cristã", concluiu.