Mais de 700 presbíteros participaram da Romaria dos Presbíteros, realizada hoje, sábado, 6, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A missa foi presidida pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Outros 22 bispos também participaram da celebração, entre eles, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer. A peregrinação à Casa da Mãe Aparecida faz parte das atividades do 13º Encontro Nacional dos Presbíteros, realizado desde o dia 03 de fevereiro, em Itaici, município de Indaiatuba. A atividade é organizada pela Comissão Nacional de Presbíteros, e o lema do ENP este ano foi: "Eu me consagro por eles" (Jo 17,19a).

Em sua homilia, publicada na página da CNBB, dom Geraldo retomou a Carta aos Presbíteros, escrita pelos bispos brasileiros durante a 42ª Assembleia da CNBB. Nela, o arcebispo destacou a “caridade pastoral” como “eixo integrador” da vida dos padres e o testemunho de pobreza dos padres “incansáveis e sobrecarregados no exercício do ministério”.

O prelado lembrou, ainda, o espírito missionário que marca a vida dos padres do Brasil e confirmou a importância de suas organizações. “Suas organizações próprias, tais como a Pastoral Presbiteral, os Encontros Nacionais, as fraternidades presbiterais, as associações e comissões demonstram o desejo de uma vida profundamente marcada pela solidariedade entre vocês, que são mais autênticas quanto mais abertas e sensíveis à realidade de todos os irmãos presbíteros”, disse o Dom Geraldo, citando o documento da CNBB.

Recordando a figura maternal de Maria, mãe dos sacerdotes, Dom Geraldo destacou que “neste Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, contemplamos a figura terna da Virgem Mãe Aparecida. Em Maria dá-se a máxima realização da existência cristã, como um viver trinitário. Ela é a discípula mais perfeita do Senhor e a grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. Ela nos inspira e nos encoraja em nossa caminhada de discípulos e missionários de seu Filho Jesus”.

Finalmente, o Presidente da CNBB exortou os presbíteros a “viver nossa fé na centralidade do mistério pascal de Cristo, de maneira que toda a nossa vida seja cada vez mais eucarística. A Eucaristia, fonte inesgotável de nossa vocação, seja, ao mesmo tempo, fonte inextinguível da caridade pastoral e do impulso missionário. E assim, “quando aparecer o pastor supremo, possamos receber a coroa permanente da glória””, concluiu.

Após a missa, o cardeal Odilo Pedro Scherer fez uma conferência para os padres, no subsolo da Basílica de Aparecida. Ele retomou o Documento de Aparecida para apresentar o que desafia os padres hoje.
Para ler na íntegra a homilia de Dom Geraldo, clique aqui: http://www.cnbb.org.br/site/presbiteral/1508-romaria-leva-700-padres-ao-santuario-de-aparecida