Conferência Episcopal da Alemanha (DBK, por suas siglas em alemão) discutirá o problema demográfico que tem como causa o envelhecimento da população tanto na Alemanha como na Europa, e as conseqüências que tem para a vida da Igreja Católica, no marco de sua próxima assembléia plenária.
Este evento, que se realizará entre os dias 22 a 25 de fevereiro, será realizado pela primeira vez em Friburgo.

O tema principal será o envelhecimento da sociedade que será tratado um dia inteiro em uma oficina que leva o nome da sociedade envelhecida como uma provocação para a Igreja”, com o propósito de analisar as conseqüências das mudanças geográficas no serviço da Igreja.

Nela participarão, entre outros peritos e bispos, Dom Robert Zollitsch, Presidente da DBK e Peter Neher, Presidente da Cáritas Alemanha.

Entre outros temas também estarão o envio de tropas alemãs ao Afeganistão, a pastoral vocacional, assim como também a ajuda ao povo do Haiti. A maneira de aproximar-se dos casos de abuso sexual por parte de membros do clero também será um tema a tratar.

Na inauguração do evento estarão presentes o Núncio Apostólico, Dom Jean-Caude Perisset acompanhado de Bispos vindos de Mali, Brasil, Vietnã e do Haiti.