O Observador Permanente da Santa Sé perante a ONU em sua sede de Nova Iorque, Dom Celestino Migliore, ressaltou em uma recente intervenção que a família é a base da integração social, pelo qual deve ser defendida e promovida.

Em seu discurso na 48° sessão ante a Comissão para o Desenvolvimento Social, o Arcebispo se referiu inicialmente à necessidade de combater a atual crise econômica com leis adequadas e políticas justas, assim como com a promoção do emprego para todos. Deste modo advertiu que "o desenvolvimento social e a integração não se gerarão somente com soluções tecnológicas, já que estes temas se referem primariamente às relações humanas".

Neste contexto e depois de explicar que o crescimento da população não é uma causa de pobreza e sim "um meio para superá-la", o Núncio alentou a defender a vida e a abertura da sociedade a ela. Seguidamente ressaltou que "promover a vida e a família e ir encontrando formas para integrar a contribuição de todas as pessoas permitirá que as sociedades se dêem conta de todo seu potencial e obtenham o desenvolvimento".

"Por esta razão, a família ocupa um lugar central. A família é o primeiro contexto no qual as crianças aprendem certas habilidades, atitudes e virtudes que os preparam para ser logo força de trabalho e assim contribuir ao desenvolvimento econômico e social", disse o Prelado.

O Arcebispo disse ademais que "a educação e a formação é um investimento longo. Requer que as políticas que promovem a família estejam apoiadas não somente na redistribuição mas acima de tudo na justiça e a eficiência e assumam a responsabilidade pelas necessidades econômicas e fiscais das famílias".

Depois de expressar sua preocupação pelo crescente fenômeno migratório e os desafios que expõe quanto à integração e coesão social, Dom Migliore explicou a necessidade de confrontá-los "com o total respeito aos direitos fundamentais de todos" no marco de "uma cultura de justiça social".

Finalmente o Núncio explicou que nos "programas de integração social, incluindo os esforços para cobrir o vazio em educação, saúde e cuidado do meio ambiente, a sociedade civil e as organizações religiosas cumprem um importante rol já que ajudam à coesão e promovem a cooperação e participação de todos os povos".