Recentemente alguns cientistas fizeram uma grande descoberta usando o processo conhecido como reprogramação direta que torna ainda mais obsoletas as pesquisas com células-tronco embrionárias. Pesquisadores da Universidade Stanford School of Medicine em Palo Alto, no estado da Califórnia nos EUA, conseguiram transformar células da pele de um rato diretamente em células nervosas funcionais.

Com a aplicação de apenas três genes, as novas células fazem a mudança sem primeiro se tornar um tipo de células-tronco pluripotentes - como uma célula-tronco embrionária. Esse é um passo que há muito se considerava necessário para que as células adquiriram novas identidades.

"Nós induzimos ativa e diretamente um tipo de célula para torná-la um tipo de célula completamente diferente", afirmou o Dr. Marius Wernig, MD, professor adjunto de patologia e um membro do instituto de Stanford para Biologia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa. "Esses neurônios são totalmente funcionais. Podem fazer todas as principais coisas que os neurônios no cérebro fazem.", afirmou.    

O Dr. David Prentice, um ex-professor de biologia da Universidade Estadual de Indiana agora associado com o Family Research Council, conversou com a agência dedicada à causa pró-vida “LifeNews.com” sobre a descoberta. Na entrevista ele afirma que "este é um avanço impressionante na capacidade de transformar as células em tecidos funcionais desejados".

Ademais o Dr. Prentice assinalou que "células pluripotentes como as células-tronco embrionárias são difíceis de controlar, e há problemas de tumores para obter o tipo de célula final desejado, bem como os problemas éticos da destruição dos embriões humanos para obter as células pluripotentes". "Com esta técnica de reprogramação direta indo diretamente de uma célula da pele à uma célula especializada do funcionamento do nervo, o processo evita a problemática intermédia e vai direto ao tipo de célula necessária. Eventualmente determinando as misturas corretas, qualquer célula disponível poderia ser transformada em outra célula”, disse ele à agência LifeNews.com. "Estes resultados são emocionantes.”, concluiu.

O Bioeticista Wesley J. Smith também teve coisas boas a dizer sobre o progresso ético. "Observe - este não é um sucesso de células-tronco adultas. É a programação direta de um tipo de célula diretamente em outro", adverte. "Ainda há muito trabalho a ser feito antes que seja demonstrado que a técnica pode ser usada no trabalho clínico humano, alguns cientistas manifestam dúvidas, mas é um grande passo adiante. Boa ética produz boa ciência", escreveu em seu blog Secondhand Smoke.

O Artigo original em inglês está em: http://www.lifenews.com/bio3043.html