Um grupo de sacerdotes da Costa Rica emitiu um comunicado que destaca a figura do Ex-presidente Rodrigo Carazo, falecido em dezembro passado, e de quem disseram contribuiu "à paz e ao desenvolvimento do nosso país com uma praxe cristã liberadora".

O texto afirmou que Carazo viveu com "uma convicção de fé cristã comprometida com a defesa da vida, que o levou a renunciar, como Presidente em exercício, a empréstimos internacionais condicionados à aceitação da aplicação de políticas de esterilização na população feminina".

Do mesmo modo, segundo os sacerdotes, velou pela democracia, os interesses dos mais necessitados e da maioria do país.

O texto, assinado pelo Pe. Fabio Blanco Cubillo e secundado por perto de cinqüenta presbíteros, afirmou que o Ex-presidente teve "uma vivencia de fé cristã de espírito de serviço, tolerância e de perseverança fiel em sua vida matrimonial e familiar. Quer dizer, um católico comprometido com sua fé cristã".

Por isso, pediram aos novos legisladores apresentar um projeto de lei "para declarar Rodrigo Carazo como Benemérito da Pátria e que seja fonte de inspiração para todos aqueles aspirantes ao serviço na função pública, por sua capacidade de escuta e diálogo, seu profundo nacionalismo saudável, sua defesa da vida em todas suas manifestações e seu compromisso pelo fortalecimento da identidade costa-riquenha".