Em sua mensagem enviada ao Arcebispo de Vancouver (Canadá), Dom Michael Miller, em ocasião dos 21° Jogos Olímpicos de Inverno que se realizarão de 12 a 28 de fevereiro, o Papa Bento XVI fez votos para que "o esporte seja sempre valorizado como um bloco fundamental de paz e amizade entre os povos e as nações".

Depois de saudar os organizadores, participantes e voluntários, o Santo Padre recordou uma passagem da homilia de 29 de outubro de 2000 do venerável João Paulo II, quando assinalava que o esporte "pode fazer uma contribuição efetiva ao entendimento pacífico entre os povos e para estabelecer a nova civilização do amor".

Seguidamente Bento XVI elogiou a iniciativa ecumênica "More than Gold" (Mais que ouro) "que busca proporcionar assistência material e espiritual aos visitantes, participantes e voluntários. Reza para que todos sejam confirmados no amor a Deus e ao próximo".

Finalmente o Santo Padre invoca "abundantes bênçãos de Deus Todo Poderoso" sobre os envolvidos na celebração destes jogos olímpicos e paraolímpicos de inverno.