O Centro de Promoção Familiar e Regulação Natural da Natalidade (CEPROFARENA), em representação do grupo Vida Humana Internacional (VHI), convocou à I Jornada de Oração e Jejum "40 dias pela vida" 2010, que se levará a cabo em mais de 16 países hispanos "pedindo pelo afastamento do flagelo do aborto no mundo".

Conforme assinala a nota de imprensa, a iniciativa se remonta a uma idéia surgida em 2004 no Estado norte-americano do Texas, onde um grupo pró-vida local lançou a iniciativa de "40 dias pela vida" para reduzir o número de abortos.

A primeira campanha realizada em conjunto com diferentes países hispanos se realizou em 2009 impulsionada pelo CEPROFARENA e contou "com a participação de coordenadores representantes de 10 países diferentes". Este ano, a campanha será feita entre os dias 13 de fevereiro a 24 de março de 2010.

O compromisso de quem deseja somar-se à iniciativa é que durante 40 dias (de 13 de fevereiro a 24 de março) reze-se diariamente a Oração pela Vida de João Paulo II e, para os participantes cristãos não católicos, a versão "ecumênica" da Oração pela Vida que nos legou o Papa Peregrino.

"Adicionalmente, se pede fazer uma vez à semana, preferentemente as sextas-feiras, jejum e oferecê-lo porque em nosso país se respeite sempre a vida fazendo tua as intenções da Oração pela Vida", acrescenta.