Um grupo de religiosos e sacerdotes que se dirigiam a visitar e rezar pela paz na Paróquia Dong Chiem no Arcebispado de Hanoi (Vietnã) foi vítima de um brutal ataque policial, no qual resultou seriamente ferido o irmão redentorista Anthony Nguyen Van Tang.

Os fiéis se dirigiam à paróquia cuja Cruz no cemitério vizinho foi violentada no último 6 de janeiro por um corpo de 500 policiais armados.

Conforme assinala a nota de imprensa, o grupo se dirigia pacificamente a rezar pelo afastamento da hostilidade no país, encontrando o lugar "sitiado pela polícia, que os impediu a entrada energicamente".

O Provincial Redentorista no Vietnã, Pe. Peter Nguyen Van Khai, assinalou que "quatro ou cinco policiais atacaram grosseiramente o irmão Anthony e um leigo. Enquanto que o segundo logo que resultou prejudicado, o irmão Anthony sofreu sérias feridas em cabeça, lábios e olhos", como pode ser visto na fotografia.

Por sua parte, o Superior General dos Redentoristas, Pe. Michael Brehl, assinalou que embora "o governo negue qualquer responsabilidade, o qual é discutido pelos Bispos do Vietnã, pelas testemunhas e também por alguns jornalistas independentes, nossa resposta é a oração".

Do mesmo modo, assinala a agência vaticana Fides, os Redentoristas do Vietnã pediram, por meio de uma carta dirigida às autoridades de Hanoi, que "deixem de assediar a Igreja de Dong Chiem, permitam a liberação dos fiéis presos arbitrariamente" e exigiram se aplique a lei aos que "assaltaram e feriram os católicos, em particular o irmão Nguyen Van Tang" e solicitaram "o respeito da liberdade de religião e dos símbolos da fé cristã".

Atualmente, explica a nota, o irmão Anthony se recupera de suas feridas e pediu aos fiéis do lugar "orações para confrontar estes momentos de dificuldade".