O jornal inglês The Times assinalou que o Papa Bento XVI se reunirá com a rainha Isabel II da Inglaterra no Palácio de Holyrood, em Edimburgo (Escócia), durante sua anunciada visita ao Reino Unido.

O Papa Bento XVI realizará em setembro próximo a primeira visita papal à Grã-Bretanha em quase 30 anos; que graças à intervenção do secretário britânico para Escócia, Jim Murphy e o secretário de Desenvolvimento Internacional, Douglas Alexander, incluirá a Escócia.

"Ao ser o Papa um chefe de Estado tem que reunir-se com a Rainha, quem estará em Balmoral (a residência da Coroa inglesa na Escócia)", disse o Times, citando uma fonte vaticana.

Depois de seu encontro com a Isabel II, o Supremo Pontífice tem previsto viajar a Glasgow e logo a Birmingham, onde participará da beatificação do Cardeal John Henry Newman, o famoso converso anglicano do século XIX, líder do chamado "Movimento de Oxford".

O Papa tem também previsto dar uma exposição no medieval Westminster Hall, no Palácio do Parlamento, e visitar a Universidade de Oxford, onde oferecerá uma conferência magistral.