Em declarações à Rádio COPE, a Coordenadora de Cooperação Internacional Cáritas a Espanha, Natalia Peiró, logo depois de visitar o afetado país haitiano deu a conhecer "como está trabalhando a rede da Cáritas" no lugar, em qual estado está "a Igreja haitiana e como estão se restabelecendo as comunidades e paróquias" do país logo do devastador terremoto.

"Cáritas –assinalou– está participando de todas as reuniões que tem que os cluster de Nações Unidas" quer dizer "os setores nos que se dividiu. Estamos participando nos de água e saneamento, comida, saúde e logística. Já todas as organizações vão se colocando de acordo em como fazer as coisas e a solução foi dividir a cidade em setores, e encarregaram às ONG, pelo menos as que estão coordenadas, que se dividam o reparto dessas zonas".

Do mesmo modo, indicou que "em todas as paróquias estão trabalhando as pessoas da Igreja local com a que nós estivemos. Ainda estão recuperando-se de sua tristeza".

Do mesmo modo, Peiró explicou que ainda "há muitíssimo que fazer respeito à comida e primeira ajuda de emergência. Mas a reconstrução, segundo tudo o que estivemos vendo e as primeiras avaliações que se fazem, vão ser larguíssimas" já que "é um país que não tem os meios para levá-la adiante".

Por isso, assinalou, Cáritas "segue decidida por continuar a distribuição e acolhida de ajuda, a atenção psico-social a partir das paróquias e dos bairros e das comunidades", por isso solicitaram "muito apoio da rede internacional" para este trabalho solidário.