O Papa Bento XVI visitou este domingo pela tarde no Palácio Veneza a mostra "O poder e a graça: Os Santos padroeiros da Europa", uma exibição que em seus quase quatro meses de inaugurada recebeu mais de cem mil pessoas e que mostra as raízes cristãs do Velho Continente.

Entre as obras que o Santo Padre pôde apreciar na amostra se encontra o São João Batista de Leonardo da Vinci, proveniente do Museu do Louvre e que permaneceu nesta exposição durante todo o mês de janeiro.

A mostra, que apresenta obras de arte aonde se aprecia a relação entre fé e cultura, Igreja e comunidade política, entre outros, foram explicados pelo subsecretário da Presidência do Conselho de ministros da Itália, Gianni Letta, quem reiterou ao Papa Bento a vontade do governo italiano de reafirmar a existência e a força das raízes cristãs da Europa.

Ao final da visita se obsequiou ao Pontífice uma réplica da escultura “Constantino a cavalo” do famoso Gian Lorenzo Bernini.

Na visita de 35 minutos aproximadamente, o Santo Padre esteve acompanhado de seu secretário pessoal Monsenhor Georg Gänswein, Alfred Xuereb, da secretaria particular e de quatro membros do Memores domini (consagrados do Movimento Comunhão e Libertação) que colaboram no apartamento.

Do mesmo modo, receberam o Pontífice o subsecretário da Presidência do Conselho de ministros da Itália, Gianni Letta, o embaixador da Itália ante a Santa Sé, Antonio Zanardi Landi, os organizadores da amostra: além da embaixada italiana, o Pólo Museale Romano e o Comitê de São Floriano; assim como os responsáveis pelo Palácio Veneza.

Também estiveram pressentem o curador da exposição Alessio Geretti e Dom Angelo Zanello, Pároco de Tolmezzo.