Farmacêuticos catalães se uniram à iniciativa Rede Farmácia Responsável (RFR) na Espanha, presente já em outras comunidades, e expressaram através de um manifesto sua oposição à nova disposição sobre a pílula do dia seguinte (PDS) que autoriza a distribuição deste fármaco sem receita médica a menores de 16 anos sem necessidade de consentimento dos pais.

A porta-voz do RFR, Marta Pérez, indicou que a medida aplicada pelo Governo socialista supõe uma agressão à liberdade profissional dos farmacêuticos e pode ocasionar um prejuízo à saúde pública, em especial dos jovens, devido à desinformação por parte do ministério de saúde sobre os verdadeiros alcances deste fármaco.

Nesse sentido, criticou que no Governo sobressaia o interesse ideológico antes que as razões científicas. No caso das menores de 16 anos, advertiu que "não há estudos representativos nos que se demonstre que a utilização da PDS nesta idade seja segura".

Em seu manifesto, RFR também se referiu à postura do Conselho Geral de Colégios Oficiais de Farmacêuticos, de ratificar o folheto emitido pelo ministério apesar da desinformação que existe sobre o fármaco e seus verdadeiros alcances.

Este apoio, advertiu, contradiz a função profissional e deontológica do conselho de velar pela melhora da saúde da população. Também denunciou que o Governo não reconheça o direito dos farmacêuticos à objeção de consciência.

O texto solicita às autoridades a retirarem este folheto e fazer que a PDS volte a ser um "medicamento sujeito a prescrição médica" até que se reúnam as suficientes provas que justifiquem a mudança de status e o amparo jurídico aos farmacêuticos que por motivos de consciência não estão dispostos a dispensá-la.

Ademais da Cataluña, RFR tem especial presencia em Madrid, Andaluzia, Navarra, Galícia e Valência.