Milhares de fiéis e peregrinos se encontraram na Praça de São Pedro este meio-dia para rezar o Ângelus dominical junto ao Papa Bento XVI, quem ao introduzir a oração Mariana fez uma reflexão sobre a caridade como núcleo da existência cristã.

“A via da perfeição não consiste no possuir qualidades excepcionais mais que na caridade, no amor autêntico que Deus revelou em Jesus Cristo”, disse o Papa ao meditar sobre a segunda leitura que propõe a liturgia no dia de hoje.

O Pontífice adicionou que “a caridade é o dom maior, que dá valor a todos os outros dons. Quem ama verdadeiramente não procura o próprio interesse, tudo perdoa, tudo crê, em tudo espera e tudo suporta”.“A caridade é o distintivo do cristão. É a síntese de toda sua vida: daquilo que crê e daquilo que faz. O amor é a essência de Deus mesmo, é o sentido da criação e da história, é a luz que dá bondade e beleza à existência de cada homem”, afirmou Bento XVI.

Continuando com sua reflexão sobre o amor, o Santo Padre disse que este é “a essência de Deus mesmo, é o sentido da criação e da história, é a luz que dá bondade e beleza à existência de cada homem”.

Finalmente, o Santo Padre recordou aos Santos cuja vida é “um hino à caridade, um cântico vivente ao amor de Deus”. Terminadas suas palavras introdutórias Bento XVI rezou o Ângelus, saudou os presentes em diversos idiomas e repartiu a sua Bênção Apostólica.