O jurista do Instituto de Investigações Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Jorge Adame Goddard, assegurou que os mal chamados "matrimônios" homossexuais, aprovado pela Assembléia Legislativa da Cidade do México e nos quais se inclui a opção de adotar, "são anticonstitucionais".

Em uma entrevista concedida à agência Notimex, o especialista afirmou que, "além de atentar contra o conceito básico de família, esta reforma transgride o estipulado na Constituição Geral da República" e está "subvertendo toda a ordem jurídica nacional, dando-lhe um significado distinto a todas as leis civis, locais que falam do matrimônio".

Do mesmo modo, o jurista considerou que dentro das repercussões da reforma se encontra o tema da adoção pelo que também vai a "afetar aos menores" e asseverou que "o filho de um casal do mesmo sexo vai ser uma criança que vai ter dificuldades para adaptar-se à vida social".

"Verá que a maior parte de todos os meninos têm mamãe e papai. E como vão reagir as crianças que têm pai e mãe em relação a esse que não tem pai e mãe a não e sim dois do mesmo sexo?", questionou.

Adame Goddard advertiu que por esta razão o problema "evidentemente vai afetar a vida das escolas" já que gerará polêmicas pela possível discriminação ao aceitar ou negar a inclusão em colégios de crianças procedentes deste tipo de uniões.

"Os pais de família estão de acordo com isso? Que não se tem que discriminar e que suas crianças convivam com estas pobres crianças que não têm mamãe e papai? Com isto que causa transtornos ou incompreensões aos mesmos meninos?", questionou.