O Arcebispo mais jovem do mundo, Dom Emil Nona Shimoun –que sucede o assassinado Dom Paulos Faraj Raho, seqüestrado há quase já dois anos nos subúrbios de sua catedral e encontrado morto quase dez dias depois– serve a Igreja no Iraque e pede a todos os seus fiéis que não percam a esperança ante a violenta perseguição que sofrem os cristãos neste país majoritariamente muçulmano.

Em uma nota escrita à organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o novo Arcebispo de Mosul que conta apenas com 41 anos, assinala que sua “nova missão é brindar esperança e confiança aos cristãos em Mosul, fazendo-os conscientes da presença de um pai e ministro junto a eles nesta complexa situação”.

O Prelado iraquiano, quem iniciou seu governo pastoral o passado 22 de janeiro, explicou ademais que dos ataques de 2003, a comunidade cristã nesta cidade ficou reduzida a menos de cinco mil pessoas.
Ao falar da situação atual, que é mais tensa devido à proximidade das eleições, Dom Nona assinala que “precisamos levar nossa causa como cristãos aos países de influência para exercer pressão nos poderes políticos no Iraque para que não nos usem para ganhar benefícios políticos. Isso é o que está acontecendo agora”.

Dom Nona, que é além disso o nono bispo mais jovem do mundo, explica que para muitos cristãos em Mosul a Igreja é a única fonte de esperança: “a única coisa a que os fiéis ainda se aderem é a Igreja. Por esta razão, a Igreja representada na pessoa do bispo, tem que cuidar de seus seguidores e ajudá-los a sentir-se seguros através de sua presença neles e entre eles”.

A nota do Arcebispo chega depois de uma série de ataques anticristãos, especialmente logo depois do Natal, nos quais duas pessoas foram assassinadas e cinco resultaram feridas.

AIS contribui com a Igreja no Iraque com o financiamento de uma série de projetos. Dois deles relacionados com a oferta de trabalho aos jovens e a construção de um centro de educação inicial.