Os bispos da Comissão das Conferências Episcopais da Europa (COMECE) solicitaram à União Européia (UE) que reafirmem a defesa das minorias cristãs perseguidas, com ações concretas, logo depois da resolução desta entidade que condena os ataques anti-cristãos no Egito e na Malásia.

Em uma recente nota, os prelados da COMECE assinalam que esta resolução recorda uma já emitida anteriormente em novembro de 2009 em que se indicava o “forte compromisso da União Européia para a promoção e o amparo da liberdade de religião e credo” e “sua intenção de seguir dando prioridade a estes assuntos como parte das políticas” desta organização.

Por isso, COMECE faz um chamado aos mais altos representantes da UE para “traduzir esta prioridade em ações concretas por parte do Serviço Europeu de Ações Externas que se está estabelecendo” e que estará a cargo da baronesa Catherine Ashton.

Do mesmo modo, os bispos da COMECE estão preparando um memorando no qual um grupo de peritos detalham “diversas violações ao direito fundamental da liberdade religiosa e faz uma série de recomendações às instituições européias para protegê-lo”. Depois de sua assembléia plenária de abril, os bispos apresentarão este documento diante da UE.