Durante a audiência geral desta quarta-feira, o Papa João Paulo II  elogiou o heroísmo dos mártires cristãos  que escolheram “o caminho da cruz”.

O Pontífice, que  reatou suas reflexões sobre a Liturgia das Horas, comentou esta quarta-feira o Cântico do Livro do Apocalipse  intitulado “O julgamento de Deus”.

O Santo Padre afirmou que neste hino se mostra o “poderio de Deus sobre as vicissitudes humanas”.

Deus e o Cordeiro, quer dizer, Cristo, “rodeados da corte celestial, julgam a história humana no bem e no mal, mostrando o fim último de salvação e glória”, acrescentou o Papa.

“O Senhor Deus onipotente e eterno –continuou- ‘exerceu seu imenso poder e começou a reinar’, e seu ingresso na história tem como fim não só deter as reações violentas dos rebeldes, mas também sobre tudo exaltar e recompensar aos justos”.

João Paulo II sublinhou que na segunda parte do Cântico se manifesta a alegria, como conseqüência de que Satanás “foi ‘arrojado’ do céu, e portanto já não tem um poder tão grande”. Além disso, continuou o Papa,  Cristo ressuscitado “recebeu do Pai um poder real sobre tudo o universo; no se cumprem ‘a salvação, a força e o reino de nosso Deus’”.

O Santo Padre concluiu assinalando que à vitória de Cristo “estão associados os mártires cristãos que escolheram o caminho da cruz, não cedendo ao mal e a sua virulência, a não ser entregando-se ao Pai e unindo-se à morte de Cristo mediante um testemunho de doação e de valentia, que lhes levou a ‘desprezar a vida até morrer’”.