Em conversação Telefônica com a agência Catholic News Agency (CNA), também pertencente ao grupo ACI, o Prefeito Emérito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Jose Saraiva Martins confirmou que um "suposto milagre" atribuído à intercessão do Papa Pio XII estaria nestes momentos em investigação.

O Cardeal Saraiva foi muito cuidadoso ao explicar a diferença entre um "suposto" milagre e um que é confirmado explicitamente pela Santa Sé.

O suposto milagre teria sido realizado a um paciente italiano quem foi curado de câncer. O caso foi enviado à Congregação e ocorreu no povoado de Castellammare di Stabia perto de Nápoles (Itália).

"Alguns meses atrás" a publicação Sorrento & Dintorni informou que uma pessoa (cujo sexo ainda é desconhecido) foi curada de câncer logo depois de pedir a intercessão do Papa Pio XII. Os médicos, quem não tem proporcionado detalhes sobre este fato, não puderam explicar cientificamente a cura.

Segundo a publicação a história foi confirmada pelo Pe. Carmine Giudici, Vigário Geral da Arquidiocese de Sorrento (Castellammare di Stabia), que disse "tudo é verdade". O sacerdote explicou que um fiel da diocese informou seu caso à Santa Sé afirmando que tinha recebido a cura por intercessão de Pio XII. O Arcebispo decidiu, portanto, instituir o correspondente tribunal diocesano.

Ao ser consultado pelo CNA, o Cardeal Saraiva explicou que ainda é impossível estimar quanto tempo tomará o processo de confirmação do milagre.

A notícia do suposto milagre chega depois de quase um mês da aprovação do decreto de virtudes heróicas do Papa Pacelli por parte de Bento XVI.