Em uma carta dirigida recentemente aos membros da Legião de Cristo, o Diretor geral dos Legionários de Cristo, Pe. Álvaro Corcuera, LC, enviou uma mensagem aos membros da congregação fundada pelo Pe. Marcial Maciel Degollado, pedindo que a caridade sobressaia nas discussões internas sobre o rumo que deve seguir a família espiritual.

Como resultado de um crescente intercâmbio de correios eletrônicos entre legionários de diversas regiões, nos quais ventilam diferenças sobre o papel que deve cumprir o fundador no futuro da congregação e as medidas para impedir situações similares no futuro, o Pe. Corcuera chamou os membros da congregação a "consolar-nos e acompanhar-nos mutuamente; ser cireneus uns dos outros. Vencer nossas penas fortalecendo nossos irmãos".

"Queridos, muito queridos irmãos, rogo-lhes que nos ajudemos entre todos a viver este dom da paz, nos animando mutuamente, nos compreendendo, nos querendo de coração, perdoando-nos mutuamente, não nos recriminando nem nos julgando, nem muito menos nos humilhando"; diz a mensagem do Diretor geral, em resposta ao intercâmbio no que alguns legionários expressam críticas a quantos dirigentes teriam sido cúmplices das más condutas do fundador.

Um veterano legionário que falou com a ACI Prensa para proporcionar informação de contexto, explicou que o Pe. Corcuera preferiu solicitar o fim do intercâmbio eletrônico que levava perto de um mês; e no qual se expressavam "com caridade mas com energia", duas posições diversas frente ao futuro da congregação.

Segundo a fonte, "trata-se de diferenças que mais ou menos correm por linhas culturais e lingüísticas", em que alguns legionários, em sua maioria de língua inglesa, solicitam uma discussão aberta sobre os enganos do Pe. Maciel e uma mudança da "cultura interna"; enquanto outro grupo, em sua maioria hispano e luso-falante, considera que os pecados do fundador deveriam deixar-se no passado e procurar corrigir os males "com uma maior fidelidade dos membros ao espírito institucional".

O intercâmbio de correios, porém, motivou uma segunda carta do Pe. Corcuera, datada em 24 de janeiro de 2010, em que pede pôr fim ao debate eletrônico.

"Acredito que o intercâmbio de opiniões por meio de mensagens eletrônicas entre grupos numerosos de sacerdotes, como se deu recentemente, é uma amostra de confiança e de que nos queremos todos. Mas penso que por esta via possivelmente não terminaríamos nunca e inclusive se poderiam gerar mal-entendidos e contraposições", escreve o Diretor geral da Legião.

"Temos que seguir todos trabalhando e também procuraremos os melhores caminhos para que todos, e especialmente os sacerdotes, possam contribuir serenamente seus dons e suas reflexões para responder ao que Deus nos pede neste momento, de maneira especial por meio das indicações que esperamos da Santa Sé. Por agora o deixamos amadurecendo no coração de cada um, em família, nos ajudando a desencardir e construir esta obra a que Deus nos chamou", diz a nova carta.

Ao início deste ano, um reconhecido Legionário norte-americano, o Pe. Richard Gill, anunciou que abandonava a Legião de Cristo por diferenças irreconciliáveis com suas autoridades em relação ao rumo da congregação depois das revelações da vida dupla do Pe. Maciel.

Os motivos da renúncia do Pe. Gill foi um dos temas discutidos nos intercâmbios eletrônicos.