Ante as próximas eleições presidenciais que se realizarão na Costa Rica em 7 de fevereiro, a Conferência Episcopal deste país (CECOR) deu a conhecer um comunicado no qual recorda a obrigação moral de participar dos comícios e recordam que a fé católica não é um dado mais, mas um elemento que "tem implicações iniludíveis no terreno da moral política e na vida pública".

No texto os prelados alenta a "discernirem com a ajuda do Senhor" e "sem paixões fazendo uso da reta razão e em busca do melhor para nossa Pátria" a melhor das opções.

Depois de indicar que "a política é uma nobre atividade, quando a mesma se orienta pelos caminhos da justiça, do respeito da vida humana, do matrimônio, da família, da liberdade religiosa e da busca do bem comum", os bispos mencionam vários dos desafios que o próximo presidente deve confrontar como "a insegurança cidadã e a violência social, o desrespeito à vida humana, a pobreza persistente, a instabilidade do núcleo familiar, o desemprego, a corrupção, o narcotráfico", entre muitos outros.

Seguidamente recordam a "os cidadãos que confessam a fé em Cristo, em especial aos cristãos católicos, que nossa identidade de discípulos não é um dado marginal que se dilui no exercício da cidadania, que a fé cristã tem implicações iludíveis no terreno da moral política e na vida pública".

A CECOR anima também "a todas as pessoas de boa vontade a analisar, com antecedência, e discernir atentamente, à luz da razão e da ética, os conteúdos dos distintos programas de governo, isso lhes permitirá dar seu voto raciocinado e responsável".

Finalmente assinala que "neste momento importante de nossa história, convidamos a todo o Povo de Deus a invocar o auxílio do Senhor e o amparo maternal do “Negrita de los Ángeles” (nome com o qual a imagem é popularmente conhecida), para que uma vez mais sintamos sua presença intercessora e nos leve ao fortalecimento de nossa democracia, em paz, justiça e liberdade".