O Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Ângelo Bagnasco, pediu refletir sobre a condição como vivem os imigrantes no país porque cada um deles "é um de nós" e porque "nós italianos" e Cristo "também fomos imigrantes".

"Nada nos pode fazer esquecer esta verdade: o imigrante é um de nós, nós italianos fomos em seu momento imigrantes, e antes que nós o foi Jesus", expressou o Cardeal ao referir-se aos problemas de violência ocorridos em Rosarno, ao sul do país, com imigrantes africanos.

O Cardeal Bagnasco indicou que o caso de Rosarno "não pode hipotecar de um golpe a imagem de todo um território, que justamente agora deve encontrar a força para sair da emergência". Pediu refletir sobre as causas que motivaram à violência.

Entre as causas, explicou, está "a condição completamente crítica em que habitualmente vive uma parte dos imigrantes que estão em nosso país", com "um standard inaceitável".

O Presidente da CEI lamentou as condições críticas de trabalho e de moradia que têm os trabalhadores imigrantes e advertiu que "assim não se pode, assim não é humano".