O Papa Bento XVI nomeou hoje ao Dom. Joe Steve Vásquez, até agora Bispo Auxiliar do Galveston-Houston, como novo Bispo de Austin, ambas as dioceses nos Estados Unidos.

Dom Vásquez nasceu em 9 de julho de 1957 em Stamford (Texas), na diocese de Saint Angelo. Estudou no St. Mary Seminary em Houston. Foi enviado a Roma em 1980 ao Pontifício Colégio Norte Americano e obteve a Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1984. Desempenhou, entre outros, os seguintes cargos: Vigário paroquial da St. Vincent Parish e da St. Joseph Parish em Saint Angelo. Foi membro do Personnel Board e do Conselho Presbiteral da diocese de Saint Angelo.

Foi designado Bispo Auxiliar de Galveston-Houston em 30 de novembro de 2001. Recebeu a ordenação episcopal em 23 de janeiro de 2002. Preside a Região X e é membro do Comitê de Assuntos Africanos da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB). Fala, além de inglês, espanhol e italiano.

Segundo dados fornecidos na página da USCCB, até a data foram ordenados 40 bispos de origem hispano/latino nos Estados unidos, formando um 9% do episcopado norte-americano.

O Estado do Texas, onde se encontra a diocese de Austin, estima que o 51% da sua população está constituída de hispanos, muitos dos quais são católicos. Segundo fontes da mesma  diocese, Austin vem experimentando um notável crescimento no número de hispanos na sua constituição.