Ao presidir a Eucaristia pela festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e a imprensa católica, o Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco ressaltou a necessidade de construir "a casa e a rua" dos homens sem esquecer o necessário elemento do "céu", quer dizer, sem prescindir dos insubstituíveis valores da alma que procedem de Deus.

Na Missa celebrada no teatro das Vitórias da RAI (televisora italiana) o Cardeal ressaltou que os meios "podem obscurecer as coisas mas também podem iluminá-las, podem induzir, mas também alentar, podem destruir e também podem edificar".

Os meios têm "uma responsabilidade séria" na construção da "casa", em sentido metafórico, que não é tanto o edifício em si mesmo mas um lugar onde os homens "podem estar bem na alma e pode regenerar suas energias para viver".

Esta "casa" do homem, necessita também "a rua", quer dizer, "conhecer o que acontece além dele e o que lhe interessa e lhe corresponde porque reconhece dentro uma história maior que é a do mundo".

Esta "casa" e "rua" do homem não são capazes de encher o coração do homem, prossegue o Cardeal, "se é que não se considera um terceiro elemento: o ‘céu’", que consiste em não esquecer os valores da alma.

"O céu está aqui" disse logo, sem o que a "casa" do homem se converta em algo "sufocante". "É o Senhor Jesus quem abre as portas do céu", precisou o Cardeal Bagnasco.

"Deixem-se guiar sempre e em todo lugar pelo desejo de servir às pessoas e a sociedade", concluiu.