A festa da Protetora da República Dominicana, a Virgem de Altagracia, foi realizada na Basílica de São Giovanni Battista dei Fiorentini em Roma no marco de uma Eucaristia celebrada pelo Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer.

Conforme assinala o sacerdote dominicano, Pe. Isaac García da Cruz, na Eucaristia Dom Ladaria falou "do título de Altagracia, como a que obteve a mais alta graça por haver dito sim incondicionalmente ao projeto de Deus"; e foi uma ocasião "para orar pelo povo do Haiti, para que o Senhor ajude a nosso irmão povo a levantar-se deste doloroso momento histórico que vive".

A Missa foi concelebrada pelo Reitor do Pontifício Colégio Pio Latino Americano, Pe. José Adolfo González; o Oficial da Pontifícia Comissão para a América Latina, Pe. Humberto González; entre outros. Do mesmo modo, esteve presente o embaixador ante o governo Italiano, Vinicio Tobal; e o embaixador ante a Santa Sé, Víctor Grimaldi.

Ao finalizar a Eucaristia, os participantes "dirigiram-se à capela onde se encontra a Imagem da Virgem de Altagracia e com uma oração de consagração veneraram à Mãe Espiritual de todos os dominicanos. A celebração concluiu com um grande almoço oferecido pela comunidade dominicana a todos os presentes".