Ao finalizar a oração do Ângelus dominical na Praça de São Pedro e perante um nutrido grupo de peregrinos vindos da Espanha, o Papa Bento XVI saudou a beatificação celebrada ontem do sacerdote catalão José Samsó i Elías, quem morreu perdoando a seus carrascos durante a Guerra Civil e que alenta a todos a "dar em todo momento um testemunho valente e convencido da fé".

O Santo Padre assinalou que o novo Beato "para os sacerdotes, especialmente para os párocos, constitui um modelo de dedicação à catequese e à caridade para com os pobres".

Em sua saudação em espanhol, o Pontífice se dirigiu em particular "aos grupos das paróquias de São Lorenzo, de Burgos, San Juan, de Barbalos, e São Martín, de Valladolid. Desejo recordar que se celebrou ontem em Mataró a beatificação do Servo de Deus Josep Samsó i Elias, sacerdote que destacou por sua caridade e seu zelo apostólico".

"Em seu martírio, entregou generosamente sua vida ao Senhor entre palavras e gestos de perdão e misericórdia. Que neste Ano Sacerdotal, seu exemplo sirva de estímulo aos presbíteros no solícito exercício de seu ministério pastoral e anime aos fiéis a dar em todo momento um testemunho valente e convencido de sua fé".

Ao finalizar, o Santo Padre dirigiu umas breves palavras em catalão e fez votos para que "o novo Beato Josep Samsò i Elias os abençoe e os proteja. Feliz domingo".