Depois de conhecer a ordem do governo da Venezuela para tirar do ar ao canal RCTV, o Cardeal Jorge Urosa Savino, Arcebispo de Caracas, advertiu que este tipo de medidas procuram "ir limitando as liberdades do povo para dar mais poder ao governo. Isso vai totalmente contra a constituição nacional".

Em declarações à União Radio, o Cardeal assinalou que a expropriação que realiza o governo "não tem um processo judicial onde a pessoa companhia expropriada possa defender-se. Trata-se quase de um processo administrativo: qualquer funcionário pode chegar a qualquer loja da esquina e dizer ‘você está expropriado’".

Esta situação, disse o Cardeal é "muito difícil. Quero chamar a atenção às pessoas para que recordem que nada disso que vem sendo feito está de acordo com a constituição nacional".

O Cardeal Urosa assinalou ademais que "estamos diante dessa aceleração da revolução socialista. Os fatos destes dias vão nessa linha, de restringir os poderes do povo para dar mais poder ao Estado".

"O mesmo governo deve dar-se conta que não pode seguir atuando dessa maneira", exortou.

Depois de alentar a que os venezuelanos defendam seus direitos, o Arcebispo chamou à unidade e a "nos sentirmos irmãos, que não haja ódio nem enfrentamentos, mas que procuremos o bem comum".